“O evento marca a retomada do respeito e do reconhecimento pela educação” diz reitor da UFSM sobre reunião com Lula

Rebeca Kroll

“O evento marca a retomada do respeito e do reconhecimento pela educação” diz reitor da UFSM sobre reunião com Lula
Foto: Luciano Schuch com reitores e reitoras das Universidades e Institutos Federais do RS (Divulgação)

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, participou na manhã desta quinta-feira (19) de uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com reitores e reitoras das Universidades e Institutos Federais brasileiros. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto entre os ministros presentes estiveram o ministro da Educação, Camilo Santana e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos.

Após a reunião, Schuch, destacou a alegria em participar do encontro e classificou o momento como muito positivo. Também mencionou que em seus quatro anos como Vice-Reitor e um ano como Reitor, ainda não tinha presenciado este momento.

– O evento de hoje marca a retomada do respeito e do reconhecimento pela educação em nosso país. Só de sermos recebidos aqui e sermos ouvidos, já é um avanço enorme. Nossa percepção é de que seremos parceiros e teremos neste governo um papel de protagonista da mudança nacional. Isso não nos exime do papel de seguir na luta pela retomada do investimento em nossas universidades, compromisso assumido assim que tomamos posse – afirma o reitor.

Schuch também tem reuniões marcadas com a Deputada Maria do Rosário (PT) e com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta (PT), com o intuito de buscar emendas parlamentares para projetos da UFSM. O reitor deve retornar para Santa Maria ainda na noite desta quinta-feira.

A reunião

Lula iniciou afirmando que este seria o encontro da civilização. Deu sinais de que este formato de reunião será realizado todos os anos para ouvir as demandas, debater as reivindicações para o longo do ano seguinte e retornar, no próximo, com os resultados alcançados e novas pautas para o futuro.

– Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse conseguido resolver o problema da formação de seu povo. Estamos iniciando um novo momento. Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo – comentou o presidente.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, homenageou professores e estudantes brasileiros, que atuam pela educação de qualidade em nosso país. Disse ser este um governo de diálogo e que traz o tema da educação para o centro do debate:

– O MEC estará de portas abertas para o diálogo, a união e a reconstrução da educação brasileira. São inúmeros os desafios, mas compreendemos que nenhuma nação cresce e se desenvolve sem investir em educação e ciência e tecnologia. Isso garante a soberania do país.

Entre os desafios, trouxe a ampliação e a oferta de vagas, bem como alternativas para evitar os altos índices de evasão. Prometeu a retomada de investimentos no PROUNI, FIES, bem como investimentos no fortalecimento da autonomia das universidades, a fim de garantir a evolução da educação no país.

O ministro também citou a necessidade de aprovação de um novo Plano Nacional da Educação, já que o atual vence em 2024, a criação do Sistema Nacional da Educação, para olhar a educação numa visão sistêmica. E, nesse contexto, convocou as universidades para olhar também para a educação básica do país. Se comprometeu com o fortalecimento e o respeito à autonomia das universidades, com a retomada de obras paralisadas e com o reajuste de Bolsas Capes e CNPQ. 

Em sua fala final, Lula pediu apoio das Universidades para pensar o futuro do país. Ele pede apoio para que a Universidade trate sobre temas amplos, como o meio ambiente, a questão do racismo e o mercado de trabalho. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Como vai a sua saúde mental?

Prefeitura decreta luto oficial pela morte de ex-vereador Paulo Denardin Próximo

Prefeitura decreta luto oficial pela morte de ex-vereador Paulo Denardin

Geral